sexta-feira, 26 de junho de 2009

Novos Peritos

Os 44 formandos santarenos do concurso C120, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que futuramente ocuparão as vagas de Peritos criminais, Médicos legistas e Auxiliares técnicos de perícia da instituição comemorarão a conclusão do curso hoje (26), às 19h30, na UEPA.

O diretor geral, Humberto Sena, o diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Juvenal Lima, o diretor do Instituto de Criminalística (IC), Francisco Santos, o coordenador das Unidades Regionais, Waldiney Brandão e o presidente da Associação de Peritos Oficiais do Pará (Aspop), Randolfo Coelho, prestigiarão o evento em Santarém.

Com investimentos do Governo do Pará de aproximadamente 500 mil reais, o treinamento na academia, iniciado em janeiro de 2008 e encerrado no último dia 29 de maio, contou com a participação de um total de 205 alunos, subdivididos entre a Região metropolitana de Belém e os municípios de Castanhal, Santarém, Altamira e Marabá.
O grande eixo desse curso foi a execução de um projeto pedagógico novo e arrojado, executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes) do CPC, em parceria com a Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) . Ele teve como base a dinâmica que o profissional atua no ramo pericial precisa ter. Um exemplo disso foi a produção de um provão de Blocos Jurídicos, repassado simultaneamente em Belém e nas URs de Santarém, Marabá e Altamira, o que conferiu mais transparência e igualdade ao curso.

Outra novidade do treinamento foi o repasse das aulas genéricas. Todos os treinandos, independentemente da função que irá exercer, receberam aulas de disciplinas gerais e imprescindíveis para a boa formação em perícia oficial. Por meio de visitas técnicas eles tiveram contato direto com todas as áreas do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, além de permanecerem maior parte de tempo em seus respectivos setores.

PS: O Médico Nélio Aguiar é um dos formandos.Durante a fase de seleção para o curso de formação obteve a maior nota (9,75) no concurso entre os médicos que concorreram no estado, ficando em primeiro lugar geral.

Nenhum comentário: