quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ONG defende atendimento médico itinerante na Amazônia

O presidente da organização não-governamental Expedicionários da Saúde, Ricardo Ferreira, afirmou que a melhor maneira de garantir atendimento médico na região Amazônica é investir no modo itinerante, já que a densidade demográfica na região é baixa. Ferreira participou hoje de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família, que discutiu a necessidade de mais médicos no interior do País.

O médico relatou sua experiência de atendimento em regiões isoladas da Amazônia, atendendo principalmente populações indígenas. "Não adianta você montar um hospital para 1 mil ou 1,5 mil pessoas. O segredo é montar um grupo médico, com profissionais mais experientes e com profissionais mais novos, que dê mobilidade tanto à saúde básica quanto à saúde cirúrgica."

Ricardo Ferreira disse que é preciso garantir equipamento para que os médicos trabalhem na região. Ele informou que, na última expedição da ONG, realizada em abril deste ano, os médicos levaram para a Amazônia 8 toneladas de equipamentos e realizaram 300 cirurgias.

Agência Câmara

Nenhum comentário: