terça-feira, 12 de maio de 2009

Sociedade civil organizada comparece a sessão especial da falta d`´agua

Foi grande o interesse da população de Santarém em participar da Sessão especial em busca de soluções para o problema da falta d`´agua. Diversas lideranças politicas, religiosas,sindicais, presidentes de bairros, UNECOS, FANCOS, lideres do movimento pro Santarém Bruno Moura, José Ronaldo e Antenor Giovannini, compareceram e se manifestaram.
Foram quase 5 horas de sessão, onde foram apresentadas muitas informações e diversas propostas:
Que existem recursos na CAIXA no valor de 34 milhões de reais garantidos para serem aplicados pela COSANPA num projeto que irá beneficiar 33 bairros, com a perfuração de poços profundos, construção de reservatórios e ampliação e setorização da rede de distribuição.
Esses recursos já foram licitados e foi contratado um consórcio formado pelas empresas SANENG e ESTACON, para o inicio das obras cujo prazo de execução final é Abril de 2010.
Foi colocado que a Prefeitura deve se envolver mais no problema, tomando a frente do planejamento e da realização de projetos, inclusive realizando o Plano Diretor de Saneamento e o Plano Municipal de saneamento, deixando com a COSANPA somente a operação de abastecimento de água.
Os recursos assegurados não atende todos os bairros, Nova República, Diamantino, Santo André, Maica , Jutaí e outros não serão contemplados. Um outro projeto já foi proposto e aguarda a liberação de recursos na ordem de 30 milhões de reais para atender os moradores dessas áreas.
Ficou bem claro para o Presidente Eduardo Ribeiro, presidente da COSANPA que se a empresa não corresponder com as expectativas do povo de Santarém, teremos dificuldades em aprovar na Câmara Municipal no ano que vem a renovação do contrato de concessão entre Prefeitura e COSANPA.

Nenhum comentário: