Morosidade do IBAMA no processo de análise ambiental, que vem provocando em projetos do Programa de Acelaração do Crescimento- PAC, entre eles o asfaltamento da Rodovia Santarém-Cuiabá onde os estudos ambientais necessários para avançar nos trâmites de licenciamento estão parados por falta de autorização para a coleta de fauna.
O diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot reclama que há partes da BR-163 com autorização para obras, mas elas não começam sem que o Ibama licencie outros trechos.
Esse atraso é por alguma dificuldade técnica na realização dos estudos ou por posicionamento contrário de alguns ativistas de ONGS que hoje estão dentro do IBAMA?
A lei exige que se faça o estudo de impacto ambiental previamente em obras como o asfaltamento da BR 163, mas não dá o direito para os dirigentes do IBAMA engavetarem os estudos que vem impedindo a realização da obra e gerando impactos do isolamento, atraso, desemprego, pobreza e sofrimento de milhares de pessoas que habitam essa região.
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