terça-feira, 5 de maio de 2009

Nélio quer respeito ao horário biológico

Até hoje muitos santarenos se queixam da alteração do nosso horário que ficou igual ao de Brasília, não fomos consultados, foi uma imposição através da lei que alterou o nosso cotidiano e principalmente das nossas crianças que hoje quando acordam para ir a escola ainda está escuro, e reclamam pois ainda não conseguem adaptar-se ao novo horário.
Somos regidos pelos ciclos circadianos, ou seja, temos um “ relógio biológico” ao longo das 24 horas do dia. Durante o sono são produzidos hormônios como o de crescimento e o cortisol, que obedecem o horário biológico influenciado pela escuridão e pelo raios do sol. Com os primeiros raios solares aumenta a produção de cortisol que nos ajuda a despertar, quando acordamos as nossas crianças para irem a escola as 6 horas ainda é escuro e o organismo possui quantidades reduzidas de cortisol e a criança tem dificuldade em despertar, permanecendo sonolenta, pois no seu relógio biológico ainda não é hora de acordar. Qualquer alteração do horário de sono resulta em reflexos maléficos na saúde das pessoas, como sonolência durante o dia, insônia durante a noite, cansaço, irritabilidade, agressividade, etc. As crianças e idosos são os mais sensíveis. O rendimento escolar cai para as crianças que têm aulas cedo pela manhã.
Diante do exposto acima, o Vereador Nélio Aguiar defende que seja realizado um referendo para dá o direito ao povo santareno decidir se quer ou não que o horário oficial de Santarém permaneça igual ao horário de Brasília. E que de imediato seja alterado o inicio das aulas para as 8 horas da manhã, de todas as escolas no município, seja ela municipal, estadual ou particular.

Nenhum comentário: