Até hoje muitos santarenos se queixam da alteração do nosso horário que ficou igual ao de Brasília, não fomos consultados, foi uma imposição através da lei que alterou o nosso cotidiano e principalmente das nossas crianças que hoje quando acordam para ir a escola ainda está escuro, e reclamam pois ainda não conseguem adaptar-se ao novo horário.
Somos regidos pelos ciclos circadianos, ou seja, temos um “ relógio biológico” ao longo das 24 horas do dia. Durante o sono são produzidos hormônios como o de crescimento e o cortisol, que obedecem o horário biológico influenciado pela escuridão e pelo raios do sol. Com os primeiros raios solares aumenta a produção de cortisol que nos ajuda a despertar, quando acordamos as nossas crianças para irem a escola as 6 horas ainda é escuro e o organismo possui quantidades reduzidas de cortisol e a criança tem dificuldade em despertar, permanecendo sonolenta, pois no seu relógio biológico ainda não é hora de acordar. Qualquer alteração do horário de sono resulta em reflexos maléficos na saúde das pessoas, como sonolência durante o dia, insônia durante a noite, cansaço, irritabilidade, agressividade, etc. As crianças e idosos são os mais sensíveis. O rendimento escolar cai para as crianças que têm aulas cedo pela manhã.
Diante do exposto acima, o Vereador Nélio Aguiar defende que seja realizado um referendo para dá o direito ao povo santareno decidir se quer ou não que o horário oficial de Santarém permaneça igual ao horário de Brasília. E que de imediato seja alterado o inicio das aulas para as 8 horas da manhã, de todas as escolas no município, seja ela municipal, estadual ou particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário