domingo, 24 de maio de 2009

Saúde do Escolar- Oftalmologista nas escolas

Considerado a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma tem sido a grande preocupação dos oftalmologistas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 65 milhões de pessoas com a doença no planeta. O glaucoma é, ainda, o motivo de 5,2 milhões de casos de perda total da visão. No próximo dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, criado para refletir e alertar sobre os perigos da doença e contribuir para o diagnóstico preventivo.
A falta de prevenção pode levar à cegueira, uma vez que o glaucoma progride silenciosamente, sem sintomas na fase inicial.
O glaucoma é diagnosticado, em exame oftalmológico de rotina que mede a pressão intra-ocular e o exame de fundo de olho -, para verificar se existe alguma alteração no aspecto do nervo óptico. Havendo suspeita, o paciente deve realizar outros exames diagnósticos específicos como o de Campo Visual e de Paquimetria.
O propósito do tratamento é impedir que a perda visual se instale.
Os especialistas alertam que, mais do que uma preocupação, o glaucoma é uma questão de saúde pública.
Precisamos de políticas públicas de saúde fazendo com que o atendimento médico chegue nas escolas e às populações mais carentes e distantes. Temos milhares de crianças em idade escolar que podem estar sofrendo com alguma perda na visão causada por glaucoma, miopia ou astgmatismo.

Nenhum comentário: