domingo, 31 de maio de 2009

Palestra de Helenilson Pontes encerra com chave de ouro a 6 ª EXPOIESPES



A palestra de encerramento da 6ª EXPOIESPES, foi proferida pelo Tributarista Helenilson Pontes, que abordou o tema Área de Livre Comércio na Amazônia.
Mostrou que vários municípios de alguns estados da Amazônia (Amazonas,Roraima,Rondônia, Amapá e Acre), são beneficiados com isenção de impostos sobre a produção e o consumo, por serem considerados Área de Livre Comércio. No estado do Pará não existe nenhum município beneficiado com isenções fiscais e nossas autoridades assistem passivamente de braços cruzados políticos dos demais estados, criando até mais de uma Área de Livre Comércio,como no Amapá onde Macapá e Santana já usufruem desses benefícios.
No lugar de defenderem a criação de Áreas de Livre Comércio, vem defendendo as ZPEs,que beneficiam apenas empresas que exportam mais de 80% de sua produção, beneficiando os consumidores internacionais. Diferentemente da Área de Livre Comércio que beneficia todas as empresas instaladas num determinado município e os consumidores locais e da região.
Helenilson defendeu que o Município de Santarém seja o escolhido para ser Área de Livre Comércio, devido ao seu isolamento geográfico, o alto custo com frete, as dificuldades naturais que se tem para empreender no coração da Amazônia e pela questão da preservação ambiental onde o surgimento de mais oportunidades de emprego e renda na industria e no comércio afastam as pessoas de atividades que derrubam a nossa floresta.
Para a sua criação basta uma Lei, onde diz que fica criada a Área de Livre Comércio no Município de Santarém. Diante disso o Vereador Nélio Aguiar ficou de articular uma audiência com o Presidente do Senado José Sarney(PMDB-AP), para receber vereadores, ACES, CDL, SINDILOJA e outras entidades que defendem a criação da Área de Livre Comércio em Santarém.

Nenhum comentário: