O presidente em exercício do Legislativo santareno Nélio Aguiar, ao final da Sessão Especial, citou trechos de um artigo intitulado “Moléstias Oculares”, de autoria do médico Virgilio Centurion e publicado na Internet apontando o glaucoma, como uma doença ocular séria e progressiva, que lesa o nervo óptico e que sem tratamento adequado pode levar a cegueira.
Nélio Aguiar indicou dois caminhos a serem trabalhados. Pela própria Câmara e pelos governos estadual, municipal e federal. O Primeiro de dar a proteção e reabilitação aos portadores de necessidades especiais, garantindo seus direitos na inclusão ao mercado de trabalho, digital e social, para que possam realmente participar e contribuir ativamente com o desenvolvimento da sociedade. Além da garantia de estarem recebendo os aparelhos auditivos, os óculos e lentes, cadeiras de rodas, moletas. “Enfim, os instrumentos necessários que permitam suas atividades diárias.”
“O outro caminho é que se trabalhe a prevenção de novos casos de pessoas portadoras de necessidades especiais, tanto físicas, como visual e aqui podemos citar o alto índice de acidentes de trânsito, que deixam tantas pessoas mutiladas, sem pernas, braços, sofrem lesões na coluna evoluindo para a paraplegia e também na questão da deficiência visual, onde a maioria das causas são previniveis, nós podemos prevenir a cegueira onde a principal causa é a catarata, que pode ser feita cirurgia e o glaucoma, que deve ser evitado desde que tenha um diagnóstico precoce”, indicou Nélio Aguiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário