segunda-feira, 27 de julho de 2009

Minha casa e o Golpe

Deu no Correio Braziliense


O golpe da casa própria não faz vítimas apenas em cidades como Santa Maria, Planaltina e São Sebastião. A cobrança indevida pelo cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida é realizada também dentro do Senado Federal.

Uma cooperativa habitacional de servidores do Congresso Nacional recolhe taxas de inscrição de interessados em participar do projeto. A promessa é que os associados receberão apartamentos subsidiados até o fim deste ano.

Mas a Caixa Econômica Federal alerta que não autoriza entidades não governamentais a cadastrar pessoas em busca de moradia. A instituição também informa que ninguém precisa pagar para aderir ao projeto do governo federal, coordenado pelo Ministério das Cidades.


Vítimas do golpe querem denunciar a cobrança ilegal à polícia. Os responsáveis pela Coopercongresso podem responder por estelionato.

A sede da Cooperativa Habitacional dos Empregados, Prestadores de Serviços e Funcionários do Congresso Nacional funciona no prédio de apoio do Senado, atrás do Palácio do Planalto.

Na sala, há cartazes sobre o cadastro para o Minha Casa, Minha Vida e fichas de inscrição. No site do Senado, também há informações sobre o programa e até maquetes dos imóveis que supostamente seriam entregues pela cooperativa.

“A Coopercongresso lançou em 2 de julho o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que contemplará você, prestador de serviço que ganha de 0 a 3 salários mínimos”, indica a página eletrônica da cooperativa, com logotipo do Senado.

As maquetes divulgadas pela Coopercongresso são mais um chamariz para atrair os associados. A cooperativa usa imagens para mostrar como seriam os apartamentos, em Cidade Ocidental (GO). Elas, entretanto, pouco lembram unidades imobiliárias destinadas a pessoas de classe baixa.

A sala tem televisão de LCD e os quartos são decorados com móveis modernos. As imagens não passam de uma ilustração, mas ajudam na hora de ludibriar os futuros associados. Segundo o site, o prédio teria até salão gourmet.

Nenhum comentário: