O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou emenda para que o projeto que unifica a hora legal em todo o território brasileiro tenha como referência a hora da Amazônia (quatro horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich) e não a hora de Brasília (três a menos em relação ao meridiano de Greenwich), conforme consta na proposta do Projeto de Lei iniciado no Senado (PLS 486/08), de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Viana, virtual candidato ao governo do Acre, está preocupado com a queda de popularidade no Estado. Na segunda-feira, completará um ano que entrou em vigor projeto de sua autoria, sancionado pelo presidente Lula, que reduziu a diferença do fuso horário do Acre em relação à Brasília de duas para uma hora.
A mudança, realizada sem consulta à população, desagradou à maioria das pessoas, por causa de uma série de transtornos. Crianças são obrigadas, por exemplo, a acordar quando ainda está escuro, o que forçou o governo estadual a mudar para as 7h30 (8h30 da hora antiga) a entrada das crianças nas escolas. Existe um projeto de decreto legislativo para que a população decida nas próximas eleições se aceita ou não a mudança do horário do Acre. Viana é contra a realização do referendo popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário