quarta-feira, 29 de abril de 2009

Câmara debate atraso nas obras do Programa Luz para Todos

Na sessão especial da Câmara Municipal de Santarém desta terça – feira, 28, que discutiu o Programa do Governo Federal Luz para Todos, principalmente com relação à não conclusão da etapa oito, nas comunidades localizadas ao longo da rodovia Santarém – Curuá-Una, no Município de Santarém, “ficou claro que o nó dessa questão está com a Rede Celpa”. A avaliação é do presidente interino da Câmara, Nélio Aguiar (PMN).

Decisão

O presidente do Legislativo Nélio Aguiar, ao lamentar a falta de posições mais concretas pelo representante da Rede Celpa, Elton Monteiro, com relação à definição de datas, cronograma, e quando realmente as comunidades poderiam estar sendo atendidas pelo “Luz para Todos”, garantiu que a sessão resultou na formação de uma comissão mista constituída por vereadores, os três deputados estaduais santarenos e o federal, lideranças das comunidades previstas para serem atendidas pelo programa, que irá a Belém, para cobrar providências do representante da Rede Celpa a nível estadual, para que as obras sejam retomadas dentro do prazo estabelecido.

Vários problemas

O representante do Ministério das Minas e Energias, Luiz Galiza, presente na Sessão especial, falando a Assessoria de Comunicação da Câmara, admitiu que há vários problemas que estão inviabilizando a concretização da etapa oito do Programa Luz para Todos, em Santarém, mesmo anunciando que em 2010, esse programa vai ser universalizado no município.

Luiz Galiza relacionou como sendo os principais problemas enfrentados a falta de recursos, situações ambientais, dificuldades de acessos e priorizações. “São 143 municípios que nós temos que atender e a verba quando chega, não alcança esse total de municípios, ela vem por etapas”.

“Tão logo cessem as chuvas, os trabalhos de execução das obras da etapa oito do Luz para Todos serão retomados, com as instalações das linhas de energia elétricas, nos ramais disponíveis e depois as ligações nas casas” garante Galiza, acrescentando que ainda não há um cronograma de conclusão das obras.

Questionamentos

Os vereadores Erasmo Maia e Henderson Pinto (DEM); Valdir Matias (PV); Carlos Jaime (PT); Jailson do Mojui (PSDB); Gerlande Corrêa Castro (PP); Bruno Pará e Marcela Tolentino (PDT) e Nélio Aguiar (PMN), fizeram questionamentos aos convidados, tentando buscar esclarecimentos a respeito da não execução da etapa oito do “Luz para Todos”, sempre com a pergunta básica: O que está acontecendo?
Como disse o presidente interino da Câmara Nélio Aguiar, a resposta clara para os questionamentos, deverão ser dadas pela representação da Rede Celpa em Belém.

Convidados

Como convidados para participar da Sessão especial, estiveram presentes Luiz Galiza, representante do Ministério das Minas e Energias; Antonio Manoel Amaral, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Antonio Abdias Moura, presidente da Amasam; João Silva Coelho, gestor do Programa no Ituqui; Hilário Gualberto – Ampruscoje; Rômulo Reale da ETE engenharia; Elton Monteiro, representante da Rede Celpa; Adilson Matos do Condecom e Raimundo Mesquita, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Santarém.

ASCOM
Assessoria de Comunicação da Câmara de Santarém

Nenhum comentário: