terça-feira, 20 de outubro de 2009

Moção de aplauso para “Outubro Rosa”

O vereador Nélio Aguiar (PMN), informou na Tribuna aos seus pares que na sessão desta segunda-feira, 19, estava apresentando moção de aplausos à campanha “Outubro Rosa”, que segundo ele, já vinha sendo feita mundialmente e o Brasil pela primeira vez, este ano, está participando.

Nélio esclarece que em Santarém a campanha está sendo realizada pelo Laboratório Amazônia e tem como finalidade dar orientação às mulheres na realização de exames, como a mamografia, na prevenção do câncer de mama.

O parlamentar deixa claro que hoje, somente o auto exame na mama, pode deixar passar muitas lesões, sendo a mamografia o mais apropriado.

“Existe atualmente uma tendência mundial e agora por parte do Ministério da Saúde, de estar incentivando o exame da mamografia, que é radiológico, utilizado para detectar inclusive, pequenas lesões, favorecendo um diagnóstico na fase inicial do câncer de mama, evitando risco de morte para a mulher”, justificou.

Nélio Aguiar disse que vai questionar a Secretaria Municipal de Saúde, principalmente o setor de regulação, para saber o tamanho da oferta da mamografia existente em Santarém, se o que nós temos é suficiente para fazer a campanha.

“Não adianta incentivar a mulher a fazer o exame, se não tem condições de marcá-lo, temos que garantir o direito a saúde da mulher, para que ela possa ter o acesso a mamografia, pelo Sistema Único de Saúde”, avaliou.

O vereador que é médico aproveitou a oportunidade da Tribuna, para encaminhar a Mesa Diretora, uma moção de felicitações pela passagem do dia do médico, ocorrido no último 18 de outubro, afirmando que a classe médica tem muito que comemorar em Santarém, com o avanço do conhecimento profissional e a chegada de mais especialistas, comprometidos com a sua atividade profissional, tanto nos consultórios particulares, como nos serviços públicos de atendimento a saúde.

Para sintetizar a importância desse profissional no contexto social Nélio lembrou de uma frase conhecida nacionalmente: “Ser médico é uma paixão sem remédio”.


ASCOM

Nenhum comentário: