domingo, 11 de outubro de 2009

Criação da UFOPA é aprovada no Senado

Do Planeta Universitário.com

Senado Federal aprovou, na última terça-feira (6), a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A aprovação foi comemorada em Santarém, que recebeu a visita da nova administração superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) e sediou um encontro sobre a UFOPA, envolvendo deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, professores e a Comissão de Implantação da Universidade.
O relator do projeto da nova universidade, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), informou, por telefone, a aprovação da UFOPA quando ocorria uma sessão solene na câmara de vereadores de Santarém para esclarecer a população sobre a universidade. O presidente da comissão, professor Seixas Lourenço, assim que soube, informou a plenária e se disse realizado porque um sonho, iniciado com a interiorização da UFPA há mais de 20 anos, se tornou realidade e irá permitir que a região se desenvolva dentro de suas particularidades naturais e culturais.

O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, disse que, a partir desta semana, os municípios de Santarém , Itaituba, Juruti, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre, têm nas mãos a tarefa de erguer uma nova universidade, um processo fantástico que irá demandar tempo e debates, mas que é algo histórico. “Com essa aprovação, acontece de fato a interiorização do ensino superior na Amazônia. E isso precisa se repetir em outras regiões porque nosso Estado tem dimensões continentais e características que variam de região para região e que precisam ser estudadas de forma sui generis”, disse o reitor da UFPA, referindo-se ao sul e ao sudeste do Pará, regiões que começam a se mobilizar para terem, também, uma universidade federal.

Como não foi alterado no Senado, o projeto da UFOPA deve seguir direto para sanção presidencial, aguardada para o final deste mês. A nova universidade será criada com o desmembramento do campus da UFPA em Santarém e a agregação da estrutura da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) do município. O investimento para a criação e a implantação da UFOPA é de R$ 124 milhões de reais e até o início de 2010, serão realizados concursos para professores e técnico-administrativos. Em março, a estrutura da UFOPA já deve contar com 76 docentes e mais de 1.400 estudantes.

Para mais informações, acesse: http://www.integramazonia.com.br/

Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário: