terça-feira, 30 de março de 2010

Vereador Nélio Aguiar solicita a instalação de um brinquedoteca no Hospital Municipal


A brinquedoteca é um espaço que funcionam como suporte no tratamento de crianças internadas em hospitais, os recursos ajudam muito na recuperação. Segundo o vereador Nélio Aguiar isso é cientificamente comprovado. Por saber da importância dessa atividade o parlamentar enviou à mesa diretora um requerimento que solicita a prefeita Maria do Carmo Martins a instalação de um espaço assim na pediatria do Hospitala Municipal.

Nélio idealizou que no período em que as crianças estiverem internadas, elas possam continuar brincando, com a presença de educadores que estejam dando a atenção necessária.

Brincar é um direito de qualquer criança, inclusive daquela que se encontra hospitalizada. A doença não pode privar que as crianças tenham o comportamento mais típico que é a brincadeira, de estar em contato com o próximo.

Para o vereador, com uma brinquedoteca os pequenos vão aceitar melhor todo o tratamento. “Elas aceitam com mais facilidade a medicação, facilitam a realização dos procedimentos médicos e consequentemente a recuperação é mais rápida”, afirmou.

Esse tipo de atividade está garantida por lei , por meio da resolução nº 41 do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente de Outubro de 1995 que diz que “ toda Criança e adolescente hospitalizado tem direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento de currículo escolar durante a permanência hospitalar.”

“Quanto menos tempo a criança ficar internada, é melhor para ela, para a família e ao próprio Sistema único de Saúde (SUS), porque reduz o período de internação hospitalar, o tempo de ocupação de leitos, favorecendo a internação de novos pacientes, melhorando a dificuldade que às vezes existe no sistema”, finalizou o parlamentar.

Nenhum comentário: