quinta-feira, 25 de março de 2010

Santarém tem déficit de leitos hospitalares

O vereador Nélio Aguiar (PMN), valendo-se da Portaria nº 1101, de 12 de junho de 2002, do Ministério da Saúde disse que em Santarém há déficit de leitos hospitalares.

O parlamentar informa que de acordo com a portaria, o ideal é que tenhamos três leitos para cada mil habitantes. “Numa população de cerca de 300 mil habitantes, somente para o município de Santarém, nós teríamos que ter só aí, 900 leitos hospitalares, atualmente temos em Santarém 375 leitos, um déficit de mais de 50%”, afirmou.

Nélio Aguiar assegura que precisamos avançar no aumento de leitos hospitalares em Santarém e lamenta que alguns hospitais tenham sido fechados.

O vereador lembra mais uma recomendação do Ministério da Saúde, que determina que do total de leitos, 4% sejam destinados ao atendimento de UTI. “Ou seja, de 900 leitos em Santarém, 36 teriam que ser para UTI”, definiu.

Nélio Aguiar disse que somados os leitos de UTIs dos hospitais Municipal e Regional, atende à exigência do Ministério da Saúde, mas preocupa-se com relação a esse atendimento por parte da medicina privada, onde segundo ele, não há investimento nesse setor.

O vereador apresentou requerimento ao plenário da Câmara, solicitando aos hospitais da rede particular de Santarém, para que possam viabilizar a implantação da primeira UTI particular em Santarém, destinada a atender pacientes do plano PAS e de outros segmentos, “são pessoas que tem seus planos de saúde que dá direito a UTI, mas quando precisam desse tipo de atendimento os hospitais da rede particular não tem, e então, são ocupadas as vagas nos hospitais públicos”, observou.

ASCOM

Nenhum comentário: