terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Minifábricas


Vereador Nélio Aguiar- PMN solicita à direção Regional do Banco do Brasil para que estude a possibilidade de implantar o PROJETO MINIFÁBRICAS, até o municipio de Santarém, observando as culturais locais, como Açaí, Cupuaçu, Acerola, etc,da mesma forma de como foi efetivado na região do nordeste brasileiro.

O que é o Projeto Minifábricas do Banco do Brasil

Melhorar a qualidade da fruticultura regional, capacitar os pequenos produtores e gerar trabalho e renda. Para concretizar esses objetivos, foram inauguradas, nos municípios de Pacajus, Chorozinho e Icapuí - Nordeste as primeiras 3 minifábricas dentro das ações de geração de trabalho e renda do Fome Zero no BB.

O Banco do Brasil, esta projetando a construção e revitalização de 50 minifábricas, cinco unidades centrais e 10 módulos de beneficiamento do caju, nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Para isso, serão investidos cerca de R$ 9 milhões.
As unidades inauguradas estão gerando 166 postos de trabalho diretos e 240 indiretos. O projeto das minifábricas, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical, do Ceará, integra o Programa Banco de Tecnologias Sociais, da Fundação Banco do Brasil.
Para viabilizar a expansão da iniciativa e permitir que os pequenos produtores ganhem escala e padrão de qualidade para comercializar as castanhas de caju diretamente com o importador, reuniram-se instituições como Embrapa, Banco do Brasil, Sebrae, Telemar, Emater, Conab e Incra.
Sem dúvida, que esse projeto do BB, e um programa bastante participativo, que vai juntar a produção no sentido de melhor a vida das pessoas, gerando emprego e renda. Daí, nossa reivindicação para que o mesmo se estenda até Santarém, no Estado do Pará, aproveitando as inúmeras culturas locais e a rica diversificação de fruticulturas em nossa região.

Nenhum comentário: