segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nélio Aguiar defende debate sobre infraestrutura

Fornecer explicações de forma clara e transparente. É o que pede o vereador Nélio Aguiar (PMN) ao defender, na Câmara Municipal, o amplo debate sobre o uso dos recursos utilizados na infraestrutura do município de Santarém. Uma das ações do líder do PMN foi defender a convocação dos três secretários municipais: Planejamento (Everaldo Martins), Infraestrutura (Alba Valéria) e Agricultura e Abastecimento (Osmando Figueiredo).

Os secretários foram convocados pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Municipal e uma sessão especial deveria ser realizada nesta quinta-feira, 19. Mas o único membro da CCJ que não assinou o documento, vereador Mauricio Correa (os outros dois membros são Erasmo Maia e Carlos Jaime), solicitou um parecer da assessoria jurídica da Câmara, sobre a prerrogativa da Comissão de poder ou não convocar os membros do governo municipal. A próxima data da sessão deverá ser marcada entre os dias 24 ou 26 deste mês.

Independentemente do adiamento, o vereador Nélio Aguiar afirma que o poder executivo não deve deixar de prestar informações à sociedade. “Negar-se a vir à Câmara é um desrespeito ao povo santareno”, enfatiza. “Que o governo dê explicações à sociedade de forma clara e transparente. Que não fuja do debate”, acrescenta Aguiar, ao defender a realização de uma sessão especial sobre a infraestrutura urbana e rural do município.

Nélio Aguiar informa que tem recebido constantes reclamações sobre as condições da malha viária e do estado de algumas obras de Santarém. Como porta voz do povo, ele diz que não pode deixar de levar essas preocupações à tribuna da Câmara e que o poder executivo deve respeitar o pedido de informações cobrado pela sociedade santarena e respondê-los. O vereador ressalta o caso da avenida Turiano Meira, perímetro entre Haroldo Veloso e Castelo Branco, que está completamente intrafegável e com os trabalhos de recuperação totalmente paralisados há mais de um ano.

“O povo precisa de respostas. Obras paralisadas sem explicações são o retrato do completo abandono no qual se transformou a nossa administração pública quando o assunto é infraestrutura urbana”, dispara Aguiar.

O vereador defender a mudança de nossa atual política de infraestrutura, pois, segundo ele, é demasiadamente onerosa aos cofres públicos e consequentemente ao bolso do cidadão santareno. “Até hoje nenhum governo se deu conta de que essa política de tapa-buracos e de asfalto de péssima qualidade, que não resiste a um ou a dois invernos, está falida. Santarém merece ser olhada com mais amor pelos seus governantes, que ofereça a nossa população asfalto de qualidade”, argumenta o vereador.

A péssima infraestrutura da cidade prejudica a economia e o turismo da cidade diz o legislador. Ele compara Santarém a outros municípios menores, onde uma política mais eficaz tem alcançado resultados satisfatórios. “Estamos perdendo para Oriximiná e Monte Alegre, por exemplo, onde o sistema viário é bem melhor do que o nosso. É uma vergonha quando recebemos visitantes e eles veem a situação das nossas ruas, chegam a perguntar se a nossa cidade não tem prefeito”, diz Nélio Aguiar, acrescentando um convite à sociedade civil organizada para que compareça ao plenário da Câmara no dia da sessão especial. “A sociedade tem de pressionar e cobrar informações sobre o uso do seu dinheiro. Isso é cidadania”, concluiu.

ELOGIO

O vereador Nélio Aguiar elogiou ainda a postura do vereador Carlos Jaime (PT), membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que assinou o requerimento em conjunto com o vereador Erasmo Maia (DEM), convocando os secretários municipais a comparecerem na Casa Legislativa.

Nenhum comentário: